Propósito de Vida é um tema muito antigo cujo reconhecimento da sua importância já era aclamado por Aristóteles (filósofo grego): “Quando os nossos talentos encontram as necessidades do mundo, ali está o nosso lugar, o nosso caminho.”
Podemos perceber, portanto, que “Propósito” está presenta na história há milhares de anos. Ciência, religião e filosofia sempre buscaram uma explicação para a realidade humana e compartilharam teorias sobre o sentido da vida.
Mas, então, porque é que não se ouvia falar tanto sobre Propósito de Vida há uns anos atrás?
Principalmente por 3 razões:
1ª – Tecnologia e acesso à informação – a informação chega cada vez mais rápido a todos nós através das novas tecnologias;
2ª – Maior número de pessoas que se aproximam da autorrealização – Antigamente a maior motivação do ser-humano era a sobrevivência devido às guerras, catástrofes e epidemias. Desta forma, não fazia sentido falar e pensar sobre o “Propósito”. As necessidades superiores só se revelam quando as necessidades básicas estão supridas e, felizmente, esta é uma realidade nos tempos modernos para grande parte da população daí, as pessoas buscarem cada vez mais suprir as suas necessidades de desenvolvimento e contribuição, levando-as em busca do seu Propósito de Vida;
3ª Crise de significado pela qual o mundo está a passar – as pessoas fazem coisas todos os dias em piloto automático sem ter a mínima noção do sentido das suas ações. Construímos uma sociedade competitiva que mudou o paradigma do trabalho em que o importante é ser-se produtivo e gerar resultados, desta forma, esquecemo-nos que nascemos para sermos significativos.
Estas 3 razões, fazem com que cada vez mais exista uma necessidade pela busca do sentido da vida, do Propósito!
É urgente vivermos com um Propósito pois, hoje sabe-se que viver com um Propósito de Vida tem impacto positivo até na nossa saúde e bem-estar físicos, mentais, emocionais e espirituais.
E então? Vamos viver de Propósito? 😉