Quando o assunto é descobrir/criar o Propósito de Vida, é fundamental estar-se consciente dos 3 pilares que o compõem.
Neste artigo será partilhado com o leitor quais são estes 3 pilares e como eles se relacionam entre si.
O 1º pilar é a base e responde à questão “porquê?”. O porquê de determinadas atividades o inspirarem. É o motivo de tudo o que faz e o que realmente o motiva. Seguem algumas questões para reflexão, para que o leitor ganhe mais clareza sobre o seu “porquê”.
O que é que o inspira verdadeiramente?
O que é que o faz levantar cedo todas as manhãs?
Porque é que gosta tanto de determinadas atividades?
O 2º pilar do Propósito de Vida procura responder à seguinte questão “o quê?”. Este pilar diz respeito à forma que vai dar ao seu Propósito e desta modo, transportá-lo para o mundo. Por outras palavras é a atividade ou as atividades que vão expressar o Propósito. Importante referir que para o mesmo “porquê” podem existir várias atividades. Seguem, então, algumas questões para reflexão:
Que atividades se conectam com o seu Propósito?
Que atividades podem dar vida ao seu Propósito?
Que atividades gosta de fazer e que estão ligadas ao seu Propósitos?
E por fim, o 3º pilar responde à questão “como?”. Este pilar está relacionado com as características práticas do contexto onde desenvolve as atividades que dão vida ao seu Propósito. Este é um pilar importantíssimo que não deve ser ignorado pois, não basta apenas viver o “porquê” através de uma ou várias atividades de que se goste. É necessário, também, que estes estejam em harmonia com o estilo de vida que quer ter. Seguem algumas questões para reflexão:
Em que contexto quer viver o seu Propósito de Vida?
Quantas horas por dia quer dedicar-se ao seu Propósito?
Quer realizar as atividades sozinho ou com um grupo de trabalho?
Quer fazer do seu Propósito a sua atividade profissional ou não?
Posto isto, chamo a atenção da importância de ganhar clareza sobre estes 3 pilares e de que forma pode desenvolvê-los para que estejam todos em perfeita sintonia. Só assim o leitor poderá viver na plenitude o seu Propósito de Vida.
E então? Vamos viver de Propósito? 😉